Argentina como destino esportivo

Por Marcos Arruda

Ano após ano, atletas de diferentes países do mundo vão à Argentina para participar das competições oferecidas pelas diferentes modalidades. A corrida é um dos esportes mais praticados por argentinos e estrangeiros que se deslocam para o país para completar distâncias, quebrar marcas e visitar pontos turísticos de forma única.

Durante 2020, como resultado da pandemia, as corridas mais importantes do mundo foram canceladas, remarcadas ou mudaram de formato. Em 2021, poucas competições foram programadas em todo o mundo. Em particular, a Argentina oferece diferentes alternativas, que incluem corridas de rua e de montanha, e oferecem percursos que cruzam as mais diversas paisagens. A corrida argentina é verdadeiramente federal, pois há opções da Terra do Fogo a Jujuy, da Cordilheira dos Andes ao Rio de la Plata.

Em fevereiro, foi realizada a corrida do Fim do Mundo, denominada Ushuaia Trail Race. A prova mais austral do mundo contou com mais de 600 atletas, argentinos e estrangeiros, que percorreram as distâncias de 10, 25 e 50 quilômetros. Ao longo do caminho, eles passaram por florestas, montanhas e terreno lamacento.

No dia 9 de abril, a corrida Patagonia Run começou nas distâncias de 10, 21, 42, 70, 110 e 160 quilômetros. A cada ano, a prova Ultra Trail Non Stop mais importante da América Latina reúne atletas de todo o mundo na cidade de San Martín de los Andes. Em seu ponto mais alto, os corredores atingem um pico de 2.000 metros acima do nível do mar.

Quanto às corridas de rua, no domingo, 18 de abril, foi realizada a maratona A Pampa Traviesa em Santa Rosa, La Pampa, com uma particularidade: a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Apesar de Miguel Barzola não ter conseguido atingir as 2 horas 11 minutos e 30 segundos que o Mundial de Atletismo determinou participar em Tóquio, venceu a prova no meio de uma tempestade que aumentou as exigências da prova.

As cidades mais populosas do país planejaram suas respectivas competições para 2021. A Maratona do Rosário está marcada para 27 de junho; por sua vez, a Maratona de Córdoba seria realizada no dia 4 de julho; e a Maratona de Mendoza aconteceria em 5 de setembro. A confirmação dessas datas e a consequente abertura de inscrições estão vinculadas ao desenvolvimento da situação de saúde de cada localidade.

A Meia Maratona de Buenos Aires é o evento mais popular da América Latina. Há seis anos, reúne mais de 20 mil atletas, dos quais cerca de cinco mil são estrangeiros. Embora as inscrições para a edição de 2021 ainda não tenham sido abertas, estima-se que ela ocorra no dia 29 de agosto. Por sua vez, a Maratona de Buenos Aires, que atravessa os pontos turísticos mais emblemáticos da cidade (como o Obelisco, o Caminito e os Bosques de Palermo), aconteceria no domingo, 26 de setembro.

Para fechar o calendário, El Cruce 2021 consiste em uma corrida de 100 quilômetros dividida em três etapas, com o objetivo de unir Argentina e Chile através da travessia da Cordilheira dos Andes. Os participantes partem de Villa la Angostura, em frente ao Lago Nahuel Huapi, e atravessam montanhas, picos nevados, florestas, lagos e até vulcões. Em sua última edição, dois mil atletas de 35 países se inscreveram. Em 2021, acontecerá entre 2 e 7 de dezembro.

Atualmente, diferentes organizações estão trabalhando na programação, roteiros e dinâmicas das competições que acontecerão no próximo ano. Até os corredores já podem se inscrever para a décima primeira edição da Travessia de Tandilia, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2022 na cidade de Tandil.

  • Imagem em destaque: Aconcagua Park, Mendoza, Argentina (Crédito:Nicolas Perez)*

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment